Aprender – A nova era da formação

Diretório Nacional de Empresas Publicações Recursos Humanos

Recentemente, em conversa com um responsável de formação para executivos de uma universidade portuguesa, falávamos do facto da ideia de formação ao longo da vida não estar ainda a ser aplicada verdadeiramente, nem no mundo do trabalho, nem no mundo académico. Isto porque as coisas são tratadas em blocos não sequenciais criando a ilusão de que há um fim para a formação, não lhe dando verdadeiro seguimento ao longo da vida.
Os modelos de negócio da formação não estão a criar as soluções que permitam às pessoas uma relação duradoura com a formação tal como acontece, por exemplo, com os ginásios, em que pagamos uma mensalidade e exercitamos em permanência o nosso corpo, adaptando os exercícios em função da nossa idade ou condição física.
Para que a aprendizagem ao longo da vida possa ser uma realidade, é de facto urgente repensar os modelos de oferta formativa para que também eles consigam estabelecer uma relação duradoura com as pessoas. Falo de novos ginásios de formação e desenvolvimento, onde pagamos uma mensalidade que nos dá acesso a um portefólio de formações diversas e também adaptadas a cada tipo de necessidade.
Fica a dica.
Nesta Aprender, além desta dica que vos deixo, pode ler também muitas abordagens inovadoras que preparamos para si com a ajuda de especialistas e empresas da área.
Boas Leituras.