CRHLP nº24

crhlp Publicações Recursos Humanos

Em épocas natalícias e de final de ano é habitual fazermos uma reflexão sobre o ano que passou, retirarmos dele as principais aprendizagens e «sonharmos» o ano que se avizinha. Numa altura em que fazer uma viagem pelo passado, «assombrado» por experiências tão assustadoras, dolorosas e de tantas reviravoltas nas nossas vidas, decidimos apenas olhar para a frente. 

Neste olhar iremos dedicar a nossa atenção ao futuro do trabalho, à quantidade de transformações que se prevê, às significativas alterações na forma de olhar para o trabalho, de viver o trabalho, que parece que iremos viver nos próximos anos. Com as experiências de teletrabalho, trabalho remoto, as mais recentes experiências de trabalho híbrido, a par com a crescente evolução tecnológica e digitalização das organizações, numa sociedade «remexida», numa economia cada vez mais incerta, o que iremos assistir nos próximos tempos nas dinâmicas organizacionais e nos modos de trabalho?

Passaremos nós de um paradigma «social» do trabalho, assente nas relações e interações entre as pessoas, para um mercado de trabalho frio, distante, onde as pessoas estarão cada vez mais isoladas e fechadas em si mesmas?