Revista Human 138
A partir de um estudo já deste ano sobre as gerações mais novas que estão nas empresas, procurámos perceber o impacto no mundo do trabalho que a chegada dessas mesmas gerações tem causado. E também perspetivar o futuro, que é, afinal, um futuro cada vez mais presente, como deixa antever o título da reportagem que agora publicamos.
No estudo destaca-se o tema da sustentabilidade, referido como «a prioridade» entre jovens de tantos países que chegam ao mercado de trabalho, sendo que aí os portugueses não são exceção (90% estão dispostos, por exemplo, a alterar os hábitos de consumo para reduzir a pegada de carbono, indo mais além do que os de outros países da Europa).
Sobre estes jovens falam responsáveis de diversas empresas, quer de recursos humanos quer de direção geral, e as opiniões, na sua generalidade, vão no sentido de que se trata de gerações bem diferentes das anteriores, o que só pode deixar-nos com a ideia de que muitas coisas têm mudado, mudam e mudarão no mundo do trabalho.
‘Outsourcing’ de pessoas e de serviços, a filosofia ‘agile’, benefícios extrassalariais e o ‘burnout’ e os seus perigos são outros destaques da edição, a juntar a uma entrevista com Luiza Teixeira de Freitas, a presidente da Operação Nariz Vermelho, instituição que agora, em 2022, assinala o seu vigésimo aniversário. A mesma edição onde anunciamos para novembro próximo, dia 9, em Lisboa, a edição deste ano da «Conferência Human», que tem como
tema «A sua Empresa Está Preparada para o Futuro? – Saiba o que pensam os especialistas sobre os próximos anos no mundo corporativo». Estão todos, desde já, convidados.