Aprender – Empresas de Formação 2020

Diretório Nacional de Empresas Educação Publicações Recursos Humanos

O “novo normal” e a mudança de paradigma é o grande tema da Aprender Magazine. O conhecido Diretório de Empresas de Formação é parte integrante da revista Líder e já está disponível online, na plataforma Wisloc.

O mundo do trabalho está a viver a maior transformação dos seus tempos. Esta (“nova normal”) organização do trabalho será caraterizada por equipas mais focadas nos resultados, mais suportadas em modelos ágeis e flexíveis, e numa lógica efetiva de “desmaterialização” das empresas.

De facto, a nova relação laboral e salarial mudou o paradigma, agora assente nas competências críticas e nos resultados, mais do que no cumprimento de um horário de trabalho mensal, semanal ou diário.

A cultura organizacional pós-pandemia será definitivamente marcada por um reforço dos Processos de Aprendizagem de forma transversal nas empresas. Como se tem assistido, esta pandemia veio “empurrar” as empresas para um processo de transição que há muito vinha a ser adiado por vários motivos. Trata-se do processo de passagem de um modelo (ou cultura) de training para um modelo (ou cultura) de learning. A pandemia veio fazer com que as pessoas assumissem um verdadeiro protagonismo ao nível dos processos de desenvolvimento e aprendizagens.

Nesta edição deixamos-lhe a visão de Ana Pinto sobre “A Formação Profissional em Portugal: breve resenha histórica (do séc. XVIII aos finais do séc. XX)”; Etelberto Costa faz-nos chegar uma reflexão sobre “Oportunidade perdida para mudar a Formação, ou talvez não!”; Paula Rocha escreve sobre Competências na era COVID-19”; António Moreira Teixeira com um tema muito atual: “E depois da distância? O futuro da aprendizagem será híbrido” e André Magrinho: A transformação digital e a sustentabilidade colocam os sistemas de educação e formação sobre pressão”.

Partilhamos ainda os casos de sucesso de: B-Training, Blended Training Services, Cegoc, Consulting House, I Have the Power, Viragem. E no universo das Academias Corporativas os casos do ISQ Academy e Talenter.