Revista Human 142
Esta nova edição da «human», cujo primeiro mês a que diz respeito é o de março, associa-se também ela ao espírito do Dia Internacional da Mulher, assinalado a 8 de mar- ço. Daí a nossa opção de em muitas das peças editoriais termos a presença feminina – começando logo na entrevista princi- pal, destaque de capa, em que surge uma jovem empreendedora e empresária, Sara do Ó, e continuando em secções como Um Dia na Empresa, Flash Interview e Última Página, com responsáveis de mul- tinacionais com presença no nosso país.
Nos trabalhos mais extensos da edição, sobre ‘assessment’, consul- toria de recursos humanos e formação de executivos, a presença fe- minina também é assinalável, não por opção editorial mas pela reali- dade do meio empresarial português, sobretudo no que à gestão das pessoas e a áreas de alguma forma relacionadas, em que essa pre- sença começa a destacar-se. Inclusive, na edição deste ano do Fórum de Líderes para a Gestão do Talento, a sétima, que a revista «human» organizou recentemente, nas mais de duas centenas de pessoas da assistência, pessoas com responsabilidades em inúmeras institui- ções ao nível de recursos humanos e liderança, a presença feminina foi mais uma vez assinalável, com uma grande maioria de mulheres. No fundo, o retrato de um meio empresarial que vai mudando, que vai prosseguindo no seu caminho, por vezes árduo, em direção mais do que à igualdade, à valorização de um bem tão valioso como a di- versidade e o respeito por todos os valores fantásticos que essa di- versidade nos traz. Terão sido precisamente as áreas ligadas à gestão das pessoas que nas empresas mais contribuíram, nos últimos anos, para que esse caminho fosse percorrido de forma nem me atrevo a escrever mais rápida, mas pelo menos, e já é tanto, pelo que conhe- cemos do mundo, de forma menos lenta.
Esta edição da «human» será distribuída uma vez mais na Expo RH, em final de março, a par da distribuição habitual em banca e do le- que de revistas que seguem para os leitores via assinatura. O evento, tão marcante para a realidade portuguesa de gestão das pessoas, já com duas décadas de história, mostrará certamente, nos milhares de pessoas que atrai, como é mesmo assinalável a presença feminina no nosso meio empresarial.